A soma do dinheiro usando o “Jogo de Dominó monetário”

AUTORA
Professora Elen Cris Guse Giovanetti, quarto ano A

No dia 15/05 os alunos do 4º ano da Escola Municipal Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha deram continuidade ao conteúdo “O sistema monetário”, trabalhamos a soma de valores a partir de problemas com operações matemáticas e também relacionamos os valores do nosso real em compras de objetos e utensílios do nosso cotidiano. Focamos também no trabalho com o troco e as operações de subtrações, com atividades de compra e desconto que podemos nos deparar em nosso dia a dia, a partir desse entendimento iniciamos a atividade por meio de jogos lúdicos com os valores de dinheiro, onde os alunos precisavam realizar a soma do valor indicado para conseguir seguir no jogo, o jogo utilizado foi “Jogo de Dominó monetário”. Pois, o uso de jogos lúdicos no ensino de matemática no Ensino Fundamental é uma estratégia pedagógica altamente eficaz para estimular o interesse, desenvolver o raciocínio lógico e promover a aprendizagem de maneira prazerosa e significativa. Tento como objetivo tornar a matemática mais acessível e atrativa, desenvolver habilidades cognitivas como lógica, atenção, memória e resolução de problemas e estimular a cooperação e o trabalho em equipe. E com esse jogo muitos alunos puderam aprender a somar os valores com o uso de imagens sendo elas das cédulas e moedas, assim aprenderam a quantidade de dinheiro que se pode ter e tudo isso utilizando a dinâmica do jogo, os alunos ficaram empolgados e querem seguir em outras aulas jogando, percebi também que os alunos se ajudaram e não ocorreu a competividade e sim o companheirismo onde o aluno que sabia mais, ajudou a ensinar o aluno que necessitava, foi uma aula bem proveitosa.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO MPT – Trabalho Infantil

SETEMBRO AMARELO

Preservação da água