A formação da população, em especial a formação do povo do Paraná tento como curiosidade a cidade de Ponta Grossa

AUTORA
Professora Elen Cris Guse Giovanetti, quarto ano A

Geografia

Nesta aula, iniciamos uma conversa sobre como o Brasil e o Paraná se formaram, fazendo uma ligação com a história. Falamos sobre os primeiros povos que viviam no Brasil e sobre aqueles que chegaram depois, contribuindo para a formação da população. Também discutimos sobre o Paraná, nosso município e a cidade vizinha de Ponta Grossa, que é referência de cidade grande para nós.

Ensinar às crianças do quarto ano sobre a formação da população é importante para que elas entendam de onde vieram as pessoas que vivem aqui e como nossa cultura foi construída. Explicamos que o Brasil é formado por diferentes povos: os indígenas, que já habitavam a terra; os portugueses, que vieram colonizar; os africanos, trazidos como escravizados; e os imigrantes vindos de países como Itália, Alemanha...

Depois dessa conversa, realizamos algumas atividades sobre a formação do povo brasileiro e iniciamos o estudo da formação da população paranaense. Mostramos que, no Paraná, essa mistura também está muito presente. Além dos indígenas, muitos imigrantes europeus ajudaram a construir cidades e criar novas tradições.

Assistimos a um vídeo do projeto Vamos Ler sobre a imigração no Paraná, que ajudou os alunos a compreenderem melhor essa miscigenação. Retomamos o assunto falando da diversidade que aparece na comida, nas festas, no jeito de falar e também nos pontos turísticos de cada cidade.

Para aprofundar, utilizamos outro vídeo do projeto Vamos Ler e Unimed PG, que apresenta a história e os atrativos de Ponta Grossa. Assim, os alunos puderam perceber a riqueza cultural e turística da nossa cidade vizinha, de fácil acesso para todos conhecerem.

Após os debates, as crianças montaram um lapbook sobre o conteúdo. Essa atividade lúdica e criativa ajudou os alunos a aprenderem sobre a formação do estado, valorizar as diferenças, respeitar todas as culturas e compreender melhor o lugar onde vivem e seus arredores.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO MPT – Trabalho Infantil

SETEMBRO AMARELO