Explorando tipos de personagens na escrita criativas

AUTORA
Professora Elen Cris Guse Giovanetti, quarto ano A

No dia 04/08 os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha deram continuidade ao conteúdo “Gênero textual biografia”, com a criação de uma entrevista, onde cada aluno criou seu personagem, podendo ele ser imaginário e ou que já existe, foi uma atividade bem participativa e criativa para cada aluno. Realizamos a atividade sobre o gênero e seguimos para a escrita onde os alunos realizaram a escrita detalhada do seu personagem, após realizaram a escrita de texto sobre seu personagem e em seguida realizamos o treino para a entrevista, a atividade aborda criatividade, imaginação, escrita e leitura, pois ensinar as crianças a criarem textos de personagem é uma atividade rica e significativa para o desenvolvimento da imaginação, da linguagem e da empatia. Quando os alunos são incentivados a inventar personagens com nomes, características, sentimentos e histórias próprias, eles aprendem a se expressar de forma mais criativa e organizada. Ao escrever sobre um personagem, a criança precisa pensar em detalhes como aparência, personalidade, gostos e desafios enfrentados. Isso estimula o pensamento crítico, a construção de narrativas e a capacidade de se colocar no lugar do outro — o que contribui para o desenvolvimento da empatia e da compreensão das diferenças. Além disso, criar personagens ajuda a trabalhar a oralidade e a escrita de forma divertida. As crianças se sentem motivadas a contar histórias, a inventar aventuras e até a ilustrar suas criações, tornando o aprendizado mais leve e prazeroso. Trabalhar com textos de personagem também contribui para o domínio da estrutura narrativa: início, meio e fim. Elas aprendem a desenvolver cenários, conflitos e soluções, habilidades essenciais para qualquer tipo de produção textual no futuro.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO MPT – Trabalho Infantil

SETEMBRO AMARELO