Projeto a "Pasta viajante"

AUTORA
Professora Elen Cris Guse Giovanetti, quarto ano A

Iniciamos o segundo trimestre com a continuação do projeto de leitura "Pasta viajante". Esse projeto visa fazer com que todos os alunos escolham um livro e levem para ler em suas casas e no retorno a escola devem relatar em forma de uma breve explicação para seus colegas, realizando assim o compartilhamento da sua experiência e fazendo com que seus colegas pratiquem a escuta que leva a imaginação e que posteriormente a curiosidade da leitura do livro do colega, essa prática está dando muitos resultados e melhorando a fluência de cada aluno, eles também levam uma ficha para realizar a escrita do resumo e as informações básicas do livro lido.

"Os alunos esperam ansiosos para o retorno e para compartilhar suas leituras".

Pois, a leitura é uma das competências essenciais para o pleno desenvolvimento do indivíduo em sociedade, sendo base para a construção do conhecimento, da criticidade e da cidadania. Nesse sentido, o presente projeto de leitura visa promover práticas significativas de leitura no ambiente escolar, contribuindo para a formação de leitores autônomos, críticos e proficientes. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência geral nº 5 destaca a importância de “[...] compreender, utilizar e criar informações com base nos conhecimentos das linguagens [...] para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.” Além disso, no campo da Linguagem (componente Língua Portuguesa), a BNCC enfatiza a leitura como prática social, contemplando diferentes gêneros textuais, suportes e mídias.O projeto se justifica ainda pela necessidade de desenvolver habilidades previstas nas competências específicas de leitura para cada etapa da Educação Básica, no Ensino Fundamental, os alunos devem ser capazes de ler, interpretar e refletir criticamente sobre textos de diversos gêneros, reconhecendo suas finalidades e contextos de produção.Assim, este projeto pretende ampliar o repertório literário dos estudantes, promover o letramento literário e favorecer o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da escuta, contribuindo para uma formação integral conforme os princípios da BNCC.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO MPT – Trabalho Infantil

SETEMBRO AMARELO

Preservação da água