A reciclagem como recurso no ensino da matemática
AUTORA
Professora Elen Cris Guse Giovanetti, quarto ano A
Na aula, utilizamos o vídeo do projeto Vamos Ler em parceria com a Tetra Pak, que apresenta a importância da reciclagem. A partir dele, discutimos a relevância de separar corretamente os resíduos, os locais adequados de descarte e também refletimos sobre como é possível reutilizar materiais em casa, evitando o desperdício. Com apoio de tabelas, identificamos quais materiais podem ser reciclados e quais não podem. Também analisamos os valores pagos pelos diferentes tipos de recicláveis e, a partir desses dados, realizamos cálculos matemáticos. Para dar continuidade ao conteúdo, inserimos os materiais recicláveis no estudo da matemática. Durante o mês, os alunos recolheram tampinhas em suas casas e trouxeram para a escola. Esse material foi utilizado como recurso concreto para trabalhar perímetro e área. As tampinhas foram manipuladas pelos estudantes na construção de figuras geométricas planas. A partir dessas formações, puderam visualizar melhor os conceitos, calcular medidas de perímetros e áreas, e compreender de forma prática como esses cálculos são feitos. Além disso, elaboraram a planta baixa de suas próprias casas, aplicando o cálculo do perímetro em cada cômodo. A atividade foi bastante significativa: os alunos participaram ativamente, aprenderam de forma prazerosa e divertida e conseguiram compreender os conteúdos com mais facilidade, já que unimos o visual ao concreto. Assim, além de desenvolver a aprendizagem em matemática, reforçamos a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais no cotidiano.
Professora Elen Cris Guse Giovanetti, quarto ano A
Na aula, utilizamos o vídeo do projeto Vamos Ler em parceria com a Tetra Pak, que apresenta a importância da reciclagem. A partir dele, discutimos a relevância de separar corretamente os resíduos, os locais adequados de descarte e também refletimos sobre como é possível reutilizar materiais em casa, evitando o desperdício. Com apoio de tabelas, identificamos quais materiais podem ser reciclados e quais não podem. Também analisamos os valores pagos pelos diferentes tipos de recicláveis e, a partir desses dados, realizamos cálculos matemáticos. Para dar continuidade ao conteúdo, inserimos os materiais recicláveis no estudo da matemática. Durante o mês, os alunos recolheram tampinhas em suas casas e trouxeram para a escola. Esse material foi utilizado como recurso concreto para trabalhar perímetro e área. As tampinhas foram manipuladas pelos estudantes na construção de figuras geométricas planas. A partir dessas formações, puderam visualizar melhor os conceitos, calcular medidas de perímetros e áreas, e compreender de forma prática como esses cálculos são feitos. Além disso, elaboraram a planta baixa de suas próprias casas, aplicando o cálculo do perímetro em cada cômodo. A atividade foi bastante significativa: os alunos participaram ativamente, aprenderam de forma prazerosa e divertida e conseguiram compreender os conteúdos com mais facilidade, já que unimos o visual ao concreto. Assim, além de desenvolver a aprendizagem em matemática, reforçamos a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais no cotidiano.
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